0 In Clássicos/ Destaques/ Ensaios/ Matérias/ Nacionais

ESCORT L 90 – O Primeiro MBF Car

LVR_7700

Trago a minha história para inspirar mais pessoas a acreditarem nos seus sonhos!


Eu tenho esse carro há 6 anos, foi meu primeiro carro e era meu daily na época, comprei de uma senhorinha, um carro bem novo que me serviu muito bem por anos, me deixou na rua apenas uma vez por entupimento do carburador. Na verdade eu não queria mesmo comprar esse carro, a foto do anúncio não favorecia muito o carro, porém não conseguia encontrar nada interessante nessa faixa de preço e por isso, depois de uma semana, decidi ir ver o carro pessoalmente, quando vi o carro de perto não podia ser melhor, o carro era extremamente alinhado, possuía os faróis e rodas originais e era muito confortável, muito além das minhas expectativas.

Fotos do anúncio:

1

O carro possuía algumas alterações, os piscas transparentes, os para-choques e retrovisores na cor do carro, insufilm, bancos feitos em couro, a falta da antena e as calotas foram os detalhes com que mais me preocupei, mas estava decidido a cuidar disso aos poucos.

É claro que o carro dessa forma durou muito pouco, a primeira modificação foi a troca das calotas e a retirada do insufilm, e é claro que no começo da carreira, com grana curta, as modificações demoraram a ocorrer, e então veio o primeiro ensaio oficial da máquina!

MBF_autofoto (58) - 2 MBF_autofoto (69) MBF_autofoto (63) MBF_autofoto (75)

O próximo passo foi, é claro, rebaixar o carro! O sonho de qualquer menino, e eu o realizei, não é que o carro ficou legal? Eu era apaixonado por esse carro nessa época, e ele me trouxe muitas experiências novas, inclusive a minha primeira participação em um Track Day, que dia amigos! Mas foi então no segundo track day qye participei que tudo mudou…

escort-balsa IMG_1601 (1) LRM_EXPORT_83183201574957_20191012_092237426 IMG_6287 Cópia de LVR_0866 LVR_0540 LVR_0503 LVR_0541 LVR_0555 LVR_0508

 

Como dá para ver nas fotos acima, aconteceu uma pequena cagada, na sétima volta (se não me engano), a mangueira do arrefecimento se rompeu, foi então que o ponteiro de temperatura subiu rapidamente e o vapor começou a sair pelo capô, que situação tensa amigos! Parei imediatamente nos boxes e fiz essas fotos mostrando o cofre todo sujo. A partir desse dia o carro passou a fumar demais! Mesmo andando bem, eu sabia que esse motor não duraria muito, fizemos o cabeçote mas o problema piorou, e então eu fui a subida da montanha e tive uma idéia daquelas!

Como comprei outro daily, decidi montar um projeto diferenciado, fiz uma montagem no photoshop pra decidir o visual, comprei um escort zetec baixado por um bom preço, tirei motor, caixa e injeção e vendi o restante do carro, depois comprei freios dimensionados e frisados, rodas, pneus, bancos Recaro e muitas outras peças, se liga no arsenal:

LVR_1875 2 IMG_0897 (2) IMG_0902 (1) IMG_0903 (2) IMG_0908 IMG_0909 (1) IMG_8728 IMG_8729 IMG_9269 IMG_9270
Processed with VSCO with m5 preset
IMG_6609 (1) IMG_6525 (1)

O motor era novo, o carro tinha 45mil km antes de ser baixado, ele foi completamente revisado, porém a montagem levou muito tempo, o carro ficou parado por 3 anos e o projeto não saía, e o pior, maior parte desse tempo ficou a céu aberto, cada etapa do projeto demorava uma eternidade! É meus amigos, a vida real não é tão bonita como nos planos!

LVR_2055 LVR_2050 LVR_1459 LVR_1461 IMG_5419 (1)
O motor chegou a estar instalado no cofre do carro, mas depois de tudo isso, tanta desilusão, tristeza, raiva e uma mistura de sentimentos, eu desisti do projeto, tentei vender o carro ainda desmontado, não consegui, mas vendi todas as peças de upgrade, inclusive o motor, comprei um cht fórmula e montei o carro, quando enfim, depois de anos consegui ligar e andar no carro, o peso que saiu das minhas costas foi GIGANTESCO!

O  projeto então se transformou em um antigo-mobilismo, tentei deixar o carro mais original possível, comprei diversas peças, algumas difíceis de achar e ficou muito legal. Depois do carro estar em boas condições eu logo levei ele para receber um detalhamento sinistro da CWB Detail, o resultado não podia ser melhor! Mesmo depois de 3 anos com a pintura recebendo todos os tipos de intempérie, os caras conseguiram puxar um brilho incrível do carro.

IMG_9020 IMG_2156 IMG_2157 IMG_8804 LVR_1267 LVR_1320 LVR_1329 LVR_1353 LRM_EXPORT_27093760683158_20190813_173639779

Processed with VSCO with c8 preset

Porém ainda assim não estava feliz, coloquei novamente para vender, mas não tive ofertas decentes, até que um belo dia decidi fazer uma montagem no photoshop, coloquei as no carro e ficou sensacional! Eu precisava montar aquele carro!

IMG_5951 3
Enfim consegui montar o projeto dos meus sonhos. Deus começou a agir e consegui muita ajuda, muitos amigos e parceiros ajudaram, consegui um excelente valor nas peças, começando pelos bancos Recaro, que são do escort mk5, eu já tinha desistido de comprar por conta do valor, mas enfim achei um par acessível e comprei no mesmo dia! E foi aí que o projeto deslanchou.

O primeiro fornecedor a acreditar no projeto foi o Rafa da DOT Auto Center, ele topou na hora entrar com as rodas e pneus, depois a parceria foi com a MAET que montou essa suspensão sinistra! O carro ficou confortável e esportivo ao mesmo tempo, sinceramente não sei como eles conseguiram, o carro virou um monstrinho comedor de curvas, e ao mesmo tempo não raspa em lombadas e ficou muito macio.

LVR_1794 LVR_1797 LVR_1807 LRM_EXPORT_359695193321583_20191030_122726435 LVR_1819

previa-4 previa-15 previa-26

LRM_EXPORT_123447386699658_20190929_111256262

Outra parceria forte que surgiu a partir desse projeto foi com a Luzian, consegui colocar no meu carro o melhor e mais bonito abafador do mercado brasileiro, o ronco ficou encorpado, do jeitinho que eu esperava, a instalação foi feita pela The Brothers.

LRM_EXPORT_253086020704506_20191002_191614379 LVR_0013 2 LVR_0022

Outros detalhes foram acrescentados no projeto, o volante e a manopla de câmbio da Lotse, painel do XR3 com conta-giros, colamos os decalques pretos na tampa do porta-malas e atrás da placa traseira. O aerofólio também foi um grande achado, um amigo meu, o Fabiano da Satro encontrou ele em seu estoque antigo de peças, as “botinhas”, esses spoilers laterais, ganhei de um amigo também, e o lip frontal foi uma réplica do XR3 fabricada em fibra de vidro, no cofre a tampa de cabeçote em alumínio foi mais um sonho realizado, também repintei e aprimorei vários detalhes.
Assim que o carro ficou pronto tive a certeza de que tomei a decisão certa em montar o projeto, já em nosso primeiro evento, o Urban Society, ganhamos o premio de destaque, ficamos no top 10 entre 180 carros incríveis! Mesmo sendo um projeto montado em 2 meses, superou minhas expectativas para o carro.

LRM_EXPORT_19797104063801_20190913_161215132 LRM_EXPORT_42403066975051_20191112_200012031 LRM_EXPORT_105317590114972_20191008_101213252 LRM_EXPORT_146562049883891_20191009_112110051 LRM_EXPORT_50934027312028_20191103_155451694
Quero dizer que não foi fácil, esperei anos pra chegar até aqui, os erros e dificuldades me deram muita maturidade, claro que ainda tem coisas para fazer, mas está quase perfeito.
Com Deus, os amigos e parceiros certos, é possível sim você viver o seu sonho! Tenha paciência e fé! E para finalizar, fiquem com algumas fotos mais recentes do carro 😉

Obrigado!

LVR_7630 LVR_7638 LVR_7646 LVR_7648 LVR_7651 LVR_7654 LVR_7663 LVR_7672 LVR_7689 LVR_7690 LVR_7692 LVR_7693 LVR_7700 LVR_7717 LVR_7719 LVR_7722 LVR_7726 LVR_9490 LVR_9494 LVR_9507 LVR_9516 LVR_9524 LVR_9541 LVR_9543 LVR_9666 LVR_9668 LVR_9709 LVR_9714 Prévia-6 Prévia-11 Prévia-20 Prévia-21 Prévia-28 previa-30 Prévia-32 Prévia-34 Prévia-35 Prévia-41 Prévia-43

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply